BIOGRAFIA

Milton Ussene Tatia nasceu a 28 de Outubro de 1981 na Cidade de Maputo.

Iniciou a Licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane em 1999 e teminou em 2006.

Durante a Licenciatura foi Monitor da Disciplina de Bioquímica.

Após a licenciatura, foi colocado na Província de Inhambane, onde exerceu as seguintes actividades:

• Médico Chefe e Director dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Govuro (Fevereiro de 2007 á Fevereiro de 2008);
  • Médico Chefe Distrital e Director do Hospital Rural de Vilankulo (Fevereiro de 2008 á Fevereiro de 2009);
  • Chefe do Departamento Provincial de Formação e Director do Centro de Formação de Saúde de Inhambane (Março de 2009 á Julho de 2011)

Trabalhou em condições difíceis e de escassez de recursos humanos, onde adquiriu uma grande experiência na gestão de grandes calamidades (Ciclone Fávio em 2007 e cheias em Govuro em 2008).

Sempre priorizando a actividade clínica, como responsável da Quimioterapia para o Sarcoma de Kaposi na zona norte da província, contribuiu para a continuidade do tratamento dos pacientes com esta doença.

Melhorou significativamente os cuidados prestados ao paciente seropositivo para o HIV e diminuiu os casos de abandono ao TARV no Distrito de Vilanculos, através da expansão destes cuidados ao Centro de Saúde de Mapinhane.

Apoiou o Hospital Provincial de Inhambane no sector de Urgências e de Exames Especializados (ecografias).

Como Director do Centro de Formação e docente das disciplinas de Farmacologia, Fisiopatologia, Patologia Médica, Clínica Médica, Emergências Médicas, Anatomia e Fisiologia Humana, contribuiu para a formação de Enfermeiros (Gerais e de Saúde Materno e Infantil) e de Técnicos de Medicina Geral, de Radiologia e de Laboratório.

Contribuiu significativamente para o aperfeiçoamento dos seus colegas (médicos e outros profissionais de saúde) através de formações contínuas onde foi formador provincial (Diagnóstico de Sarcoma de Kaposi; Manejo da desnutrição grave em crianças; Tuberculose e Lepra para triadores; Curso básico de HIV-SIDA e infecções oportunistas; Tutoria clínica para o seguimento do paciente infectado pelo HIV).

Foi membro da Assembleia Provincial de Inhambane da Ordem dos Médicos de Moçambique, onde desempenhou as funções de 2º e 1º Secretário da Assembleia (2007 e 2008), Vice-Presidente da Assembleia (2009 e 2010) e Presidente da Assembleia (2011).

Pelo seu comportamento e sua dedicação, em 2011, recebeu dois diplomas de honra atribuídos por Sua Excia o Governador da Província de Inhambane, Agostinho Abacar Trinta.

No 6º mandato da Direcção da Associação Médica de Moçambique, desempenhou as funções de Secretário-Geral (2012) e de Vice-Presidente da Direcção (2013).

Em Março de 2017 concluiu a Residência Médica (especialização) em Medicina Interna.

Actualmente, para além de Presidir a Direcção da Associação Médica de Moçambique e, de acumular as funções de 1º Vogal do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Médicos de Moçambique, é Director do Serviço de Medicina do Hospital Geral José Macamo, membro da Comissão Nacional de Residências Médicas e do Comité Institucional de Bioética para a Saúde do Instituto Superior de Ciências de Saúde.